A Secretaria Municipal de Educação de Muricilândia, realizou no dia 30 de novembro de 2017, no Plenário da Câmara Municipal a II Conferência/ Audiência Pública, com o tema: Análise, avaliação e monitoramento do PME de Muricilândia.

Mais de uma centena de servidores municipais e moradores da cidade participaram ativamente desse, que pode ser considerado um avanço positivo rumo a consolidação das políticas públicas municipais no campo da educação.
O Plano Municipal de Educação de Muricilândia foi constituído pela Lei Municipal n°545/2015, de 11 de Junho de 2015.
O PME é um documento referência que traz na base de sua constituição e construção do seu conceito toda a realidade educacional do Município de Muricilândia e, a partir da sua concepção se constitui em um poderoso instrumento de planejamento e execução das políticas educacionais para solução das problemáticas detectadas, assim como oferecendo mecanismos e instrumentalização para a solução das mesmas.